quinta-feira, janeiro 19, 2006

Sempre e nunca


"O fogo nunca se apagará no altar; deverá ficar sempre aceso."
(Levítico 6.13)

Esse é um texto bastante carregado de simbolismo, assim como todo o ritual de que fala o livro de Levítico. Tanto os aspectos concretos presentes nesse texto – fogo, altar – são tremendamente simbólicos, como também o são aqueles outros mais abstratos – o não apagar, o ficar aceso, o nunca, o sempre.

Não pretendo aprofundar a temática de que trata o livro. Apenas compartilho aquilo que é despertado em meu coração por todo esse simbolismo. E o que mais salta diante dos meus olhos está ligado ao aspecto abstrato do texto: o fato de que, no altar, o fogo estaria sempre aceso, nunca se apagaria. ‘Sempre’ e ‘nunca’.
O fogo no altar queimava as ofertas. As ofertas pelo pecado eram totalmente queimadas. E, ao queimá-las totalmente, o fogo se prolongava. Mas, ao final, só restavam cinzas. Cinzas que lembravam o arrependimento que moveu o coração do ofertante. Cinzas que lembravam o perdão concedido com base no sangue derramado, o qual, por sua vez, derramava paz no coração contrito.

Na verdade, não era o sangue do animal queimado em holocausto que quitava para com Deus a dívida do faltoso. Havia um outro – simbolizado por aquele –, sangue do Cordeiro que foi morto na eternidade, morto na história do homem. Esse, sim, era suficiente e necessário e válido: uma vida em lugar de outra vida - pleno perdão.

O fato do fogo nunca se apagar - mas ficar sempre aceso - faz a gente pensar no quanto o ser humano tem facilidade para errar.
Mas havia ofertas feitas em gratidão, adoração e que também contribuíam para o fogo manter-se aceso no altar. Essas outras ofertas eram queimadas apenas parcialmente.

Desse modo, o fogo que nunca se apaga faz a gente pensar na fraqueza e falibilidade humanas. Faz a gente pensar na necessidade e no benefício de uma postura de contrição contínua, de corações quebrantados, de arrependimento profundo e propiciador de recomeços. Faz a gente pensar na disposição de Deus em perdoar, na sua graça incomensurável.

Mas o fogo que nunca se apaga também faz a gente pensar numa postura de adoração, na gratidão como um estilo de vida, no reconhecimento da bondade e do cuidado de Deus como a força motriz e direcionadora de nossas ações e reações.
O fogo que sempre fica aceso faz a gente, ainda, pensar em perseverança, em constância, em longanimidade. Faz a gente pensar em ir ficando parecido com o nosso Pai, já que nele não há nem mesmo sombra de variação. Seus dons são irrevogáveis, suas promessas cumpridas cabalmente, sua palavra imutável, sua posição fiel e confiável.

O meu coração também é um altar e o fogo nele não pode nunca apagar. O fogo nele há de sempre arder.

l

Nenhum comentário:

Postar um comentário