sexta-feira, fevereiro 17, 2006

A casa ficou cheia do perfume


Ela derramou o perfume nos pés de Jesus.
E encheu-se toda a casa
com o perfume do bálsamo
João 12.3

Quando Jesus esteve nesse mundo, várias pessoas o seguiam, formando, muitas vezes, uma verdadeira multidão. Algumas dessas pessoas haviam sido chamadas nominalmente por ele mesmo para que o acompanhassem: eram os 12. A esse grupo restrito de discípulos que o seguiam mais de perto outras pessoas se agregaram. Para ambos os grupos, de modo especial para os 12, ele disse mais de uma vez que sua missão entre os homens era dar a sua vida a fim de resgatá-los e garantir-lhes vida eterna em comunhão com Deus, o Pai.
Essa mensagem, entretanto, chegava a ser insuportável para alguns de seus seguidores. Era assim para alguns, pelo muito que o amavam; para outros, pela esperança que nutriam de que ele assumisse a glória humana de – como seu rei – libertá-los da dominação estrangeira. Davam a entender, na verdade, que não compreenderam o que ele lhes dizia sobre sua missão.
Uma mulher chamada Maria, contudo, demonstrou ter compreendido a profundidade da missão de Jesus e a necessidade humana de que ele a cumprisse. Era ela irmã de Marta – que se esforçava com o fim de proporcionar a Jesus deliciosas ceias. Era também irmã de Lázaro, aquele cuja morte o comoveu e o moveu a chorar diante dessa realidade que ele veio para mudar através de sua própria morte. A este ele ressuscitou dos mortos, demonstrando seu poder e a autoridade que lhe fora delegada pelo Pai. Eram Marta, Maria e Lázaro: todos seus amigos pessoais.
Algum tempo depois do emocionante acontecimento em que ele chamou Lázaro de volta à vida, foi Jesus recebido em casa de seus amigos os quais lhe ofereceram um jantar. Foi nessa ocasião de estreita proximidade e comunhão com o Amigo, que Maria demonstrou o alcance de seu discernimento e de seu amor: "pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro e o derramou nos pés de Jesus, enxugando-os com os seus cabelos, de modo que toda a casa se encheu daquele cheiro."
Quem entende um pouco de perfumes pode compreender a grandeza da atitude de Maria. Aquele ato constituía um verdadeiro ritual. De fato, um estudo da história dos perfumes mostra que, inicialmente, eles eram utilizados somente em rituais religiosos, quando eram queimados em oferenda à divindade. Só posteriormente passou a ser utilizado para outros fins.
Quando Maria derramou o perfume sobre os pés de Jesus, houve quem achasse o feito um desperdício. Mas o próprio Jesus advertiu que a deixassem guardar aquele ato para o dia do sepultamento dele. De fato, ela estava demonstrando sua compreensão das palavras ditas por ele tantas vezes, ao falar de sua missão.
Ao mesmo tempo, derramar o perfume significava a profunda adoração que ela prestava ao Mestre, reconhecendo-lhe da divindade, da mesma forma que os magos vindos do Oriente, por ocasião do nascimento de Jesus, trouxeram-lhe, entre seus presentes, perfumes.
Uma das coisas que mais chamam a atenção nessa atitude de Maria é o fato de ela reconhecer dele a divindade e prenunciar o seu sepultamento. Há algo de grandioso demais no Deus que dá a sua vida para resgatar a de seus amigos; no feito do Deus que permite que sua vida seja consumida, derramando-se como um perfume que se espalha no ar.
Maria expressava seu entendimento de que, tal como o perfume, somente a vida doada, entregue e derramada poderá encher a casa com seu delicioso aroma. Ela entendia que essa era a missão de Jesus ao vir ao mundo e compreendia, ainda, que ela, como discípulo dele, era chamada para imitar-lhe o exemplo, permitindo que sua vida fosse desgastada e consumida na mais profunda, sincera e completa adoração ao seu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário