quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Procurando pérolas finas



"O Reino do Céu é também
como um comerciante que anda procurando pérolas finas.
Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor,
ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.
Mateus 13. 45, 46

No texto acima, Jesus usa a metáfora do comerciante de pérolas no intuito de facilitar um pouco o entendimento de seus ouvintes acerca do Reino do Céu. Em seu discurso no sermão da montanha, ele dissera que a ansiedade em relação a coisas que estão fora de nosso controle, em geral, levam-nos a viver a vida por antecipação, cheia de pré - ocupações. Afirmou que, em vez de cultivar tal ansiedade, nossas buscas deveriam focalizar o Reino de Deus e a sua justiça, antes de tudo mais.

Mas o fato é que esse acerto na ordem de prioridades das coisas na vida está profundamente ligado àquilo que desejamos. Cada objeto de nossos desejos representa um tesouro, uma pérola valiosa. Passamos a vida procurando pérolas, pérolas finas, pérolas preciosas.

Há pessoas que têm uma vida afetiva confusa e tentam relacionar-se intimamente com muitas pessoas, simultaneamente. Todavia, em geral, a intimidade que alcançam com elas não é mais do que a do nível físico. No dia em que uma pessoa dessas encontra alguém cuja alma une-se à sua e descobre-se numa relação em que a intimidade alcança e ultrapassa o nível das emoções e atinge os lugares mais recônditos do seu ser, sua alma, seu espírito – nesse dia – são capazes de deixar cem relações superficiais, ou até mais, para usufruírem uma única – intensa e intimamente. Trata-se de alguém que achou uma fina pérola, de grande valor.

A metáfora aplica-se bem aos relacionamentos pessoais. Mas aplica-se também a todos os outros níveis de nossas vidas: carreira, pesquisas, projetos, crenças...

A parábola mencionada acima usa tal metáfora para falar de uma pérola que é mais preciosa do que qualquer outra fina pérola que já tenha vindo ocupar um bom lugar numa ordem certa nas prioridades de nossas vidas. A pérola é de todo preciosa e tão preciosa é que torna difícil dizer se a possuímos ou ela é quem nos possui. Para possuí-la ou ser por ela possuídos, seríamos capazes de entregar todas as mais finas pérolas que buscamos e adquirimos ao longo de nossas vidas: nossos relacionamentos preciosos, nossas frutíferas e dignas carreiras, nossas relevantes pesquisas, nossos projetos imprescindíveis, nossas crenças mais antigas...

A crise, a angústia, a grande questão de todo ser humano é essa: a necessidade, o desejo de achar a pérola de grande valor. O perigo é encontrá-la e não se dar conta disso e continuar atribuindo às outras coisas um valor maior do que elas realmente têm.
Não há nada mais precioso do que encontrar a pérola de grande valor. Não há nada mais precioso do que viver conscientemente nossa posição de cidadãos do Reino do Céu, entendendo que esse é o grande tesouro, a pérola de valor inestimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário