quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Quando um ladrão é posto para cuidar do dinheiro


"Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres,
mas porque era ladrão.
Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e
costumava tirar do que punham nela".
João 12.6
Com exceção de Lucas, que cita o nome Judas uma única vez, todos os outros evangelistas citam-no duas vezes. Mateus e Marcos citam-no quando listam os 12 chamados para serem discípulos e quando esse procura os principais sacerdotes para vender o serviço de entregar-lhes Jesus. Lucas cita-o apenas para identificá-lo como traidor. João é quem o apresenta da maneira mais negativa das quatro narrativas.
A primeira vez que João fala de Judas, eles estão na casa de Lázaro. Foi nessa ocasião que Maria quebrou o vaso de precioso perfume sobre os pés de Jesus. João conta que Judas – aquele que estava para trair Jesus – fez referência ao ato de Maria como um desperdício, pois aquele perfume poderia ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. Todavia, acrescenta João, a observação de Judas devia-se não ao seu cuidado para com os pobres, mas ao fato de ser ele um ladrão que tirava da bolsa de dinheiro do grupo dos discípulos – pela qual era ele o responsável – aquilo que nela era lançado.
A outra vez em que João se refere a esse discípulo é quando estão todos à mesa para a última ceia e, "tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus ..." Jesus anuncia que "aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar ..., aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado". "Tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás. Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa."
Não considerando todas as explicações que se dão alhures sobre Judas ser um revolucionário que pretendia forçar Jesus a aceitar a posição de rei-libertador, sendo esse o motivo por que o traiu – explicações essas, ou tentativas de explicações, à parte, o fato é que Judas tinha um problema para lidar com o dinheiro. A referência de João a ele como alguém que não suportava uma homenagem feita a Jesus à custa do derramar de um perfume que poderia ter sido vendido por trezentas moedas de prata, a ponto de justificar o seu incômodo diante do ato de Maria, com uma pretensa preocupação com os pobres – tudo isso – dificulta ter dele uma visão de um revolucionário em busca de libertação política para sua gente.
O mais intrigante, contudo, é ser justamente ele o responsável por "levar a bolsa". Teria sido ele comissionado pelo próprio Jesus? Teria ele se oferecido para esse exercício? A questão é que, tendo recebido essa responsabilidade do próprio Cristo ou não, certamente ele era o responsável pela bolsa com o aval do Mestre, o qual a todos conhecia. Pelo que parece seus atos furtivos não eram desconhecidos nem mesmo dos outros discípulos.
Dessa posição aparentemente passiva de Jesus em relação aos assaltos de Judas à bolsa, salta ao olhar o entendimento de que o dinheiro era, de todas as riquezas, a menos importante para ele. Se a administração da bolsa tomava tempo e era trabalhosa, era preferível que os outros discípulos ficassem liberados dessa responsabilidade, a fim de cuidarem de fazer crescer e aumentar outras riquezas de valor real, tal como a divulgação do evangelho, a consolação dos que choram, a cura dos quebrantados de coração, a proclamação da libertação para os oprimidos e cativos sob qualquer espécie de dominação, o apregoar do ano aceitável do SENHOR e a tarefa de pôr sobre os que estivessem de luto uma coroa, em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado (Isaías 52).
Pensar que a Judas foi delegada a tarefa de cuidar dos assuntos ligados diretamente ao dinheiro pode fazer que se pense em muitas coisas: uma, mencionada acima, que o dinheiro é, na verdade, a menor das riquezas; outra, ligada, ao trabalho de Deus nos homens, concedendo-lhes a oportunidade de assumir uma atitude diferente, ao outorgar-lhes responsabilidades ligadas justamente às suas principais fraquezas. Pode-se falar, ainda, de que, conhecendo ele todos os corações humanos, mesmo assim, não antecipa seus deslizes, mas age para com os seres humanos com longanimidade; com conhecimento, sim, mas sem desconfiança, até os limites da própria traição, como fez Jesus.
Que responsabilidades Deus lhe outorgou? Pense nelas como atos de tratamento de Deus para com a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário